Câmeras Térmicas: Como essa nova tecnologia pode ser uma grande aliada durante a pandemia.

 In Novidades, Segurança

As câmeras térmicas detectam a temperatura de um grande grupo de pessoas simultaneamente e se tornaram grandes aliadas no combate ao novo coronavírus.

Infelizmente, a pandemia do novo coronavírus, ou Covid-19, como também é conhecido, pegou a todos de surpresa. De um dia para o outro, nossos cuidados com a saúde, aglomerações e principalmente com a higiene, foram triplicados.

A preocupação com a saúde e a higiene, que antes já era comum a toda a sociedade, agora se tornou de extrema necessidade e os cuidados tiveram de ser redobrados em transporte público, escritórios, aeroportos, hospitais e outros ambientes que comumente se tornam aglomerados. E, por isso, as câmeras térmicas se tornam fiéis aliadas no combate ao coronavírus, uma vez que detectam a temperatura de forma eficaz, de grandes grupos de pessoas.

Características das Câmeras Térmicas:

As câmeras térmicas, são capazes de mostrar imagens luminosas, que por sua vez são geradas a partir da radiação de calor emitidas por um corpo. Esse tipo de câmera é capaz de enxergar radiação de um animal, objeto ou pessoa.

Essa tecnologia é capaz de detectar a temperatura de um grande número de pessoas, através de seu infravermelho, assim evitando o contato direto com uma pessoa possivelmente doente. Além disso, as câmeras também são capazes de detectar quem está de fato usando as máscaras de proteção.

As câmeras são capazes de monitorar até 3 pessoas por segundo, o que evita aglomerações na detecção.

Após a pandemia, as câmeras continuarão úteis?

Um ponto importante a ser ressaltado, é que as câmeras funcionam para a prevenção de acidentes e também para a segurança, uma vez que trabalham com as funções de detecção de faces, detecção contínua de desastres, entre eles incêndios e proteção de perímetro.

Além disso, a periculosidade do vírus continuará por um longo tempo e as câmeras poderão ser utilizadas para a prevenção de uma possível nova epidemia, uma vez que detectam uma temperatura que esteja acima do indicado. A tecnologia poderá ser usada por órgãos do governo, escolas, hospitais, empresas privadas entre outros.

Modelos Indicados:

Atualmente a empresa brasileira Intelbras, lançou dois modelos de câmeras térmicas que se complementam. Juntos, os modelos VIP 7400 MT TH e MTC 9000, da linha intitulada Future, são capazes de detectar altas temperaturas, distinguir pessoas de objetos e animais quentes, além de gerar alertas automáticos sobre pessoas que estejam de capacetes, máscara ou óculos.

Recommended Posts